Pular para o conteúdo principal

5 Passos para melhorar o sono

Dormir bem é uma necessidade física crucial para manter a saúde em dia. A maior parte das pessoas já observou a diferenciação de comportado após uma noite 'mal dormida', quando o cansaço e impaciência costumam tomar conta do comportamento. E para dormir melhor temos cinco boas dicas para ajudar. Saiba mais!


Quantas horas precisamos dormir?

Em algum momento você já deve ter lido ou ouvido em algum programa televisivo que oito horas de sono é considerada a noite perfeita. É verdade? Segundo a Organização Mundial de saúde este seria o período ideal para o corpo descansar.  O corpo humano é uma máquina em perfeito funcionamento e com necessidades de períodos de descanso. É como um smarthphone: precisamos de uma recarga para melhor funcionar. 


Não existe uma regra de quanto mais dormir melhor. Mas é importante deixar o corpo em repouso por algumas horas. A indicação médica é de no mínimo seis horas de sono e no máximo 10 por dia para evitar a fadiga constante. Pessoas com sono prolongado também tendem a acordar com letargia e costumam ficar cansadas o dia todo mesmo a mente estando descansada. Dormir demais, portanto, não faz bem. Pesquisas recentes, contudo, informam que esta necessidade é apenas cerebral e não do corpo como um todo. Coração, pulmões e sistema digestivo funcionam perfeitamente mesmo sem dormir bem.

Dicas e 5 Passos para melhorar o sono

Infelizmente para algumas pessoas o ato de dormir não corresponde a apenas deitar na cama. O repouso pode ser dificultado por algumas situações como insônia, dores e até mesmo a ausência de vontade de dormir. Para ajudar temos cinco dicas a seguir.
Evite exercícios físicos durante à noite Nosso organismo acelera para a queima de calorias durante atividades físicas. Quando elas são praticadas no turno da noite tendem a deixar o corpo em atividade máxima por um longo período.  O ideal é manter a prática esportiva no período da manhã, quando necessitamos de mais energia para ter um dia de plena atividade. Mas se a noite é o único horário disponível, tente finalizar o exercício até duas horas antes de ir para a cama. 
Evite mexer em eletrônicos antes de dormir O corpo continua funcionando (um pouco mais lentamente) em plena atividade após a mente despertar. Mas o segredo de uma boa noite de sono está sempre em estar tranquilo. É comum pessoas com um problema grande ou tensão no trabalho não dormirem bem porque a mente está continuamente pensando em soluções.  Usar eletrônicos como tablets e smarthphones podem ativar áreas cerebrais importantes para uma boa noite de sono. Tente evitar ao máximo. Também vale evitar jogos de vídeo games e qualquer atividade que deixe a mente agitada.
Evite o café no jantar Cafeína é um ótimo estimulante do organismo. Funciona muito bem quando há a necessidade de manter o corpo em plena atividade e atrapalha e muito o sono. Suspensa a ingestão do café após as 18h e possivelmente dormirá melhor.
Tente meditação antes de dormir Pode ser apenas um mantra como o praticado no yoga ou ouvir músicas relaxantes. O importante é saber que a meditação costuma desligar o cérebro de algumas atividades e com isso há o relaxamento mental, deixando a mente propícia ao sono.
Use roupas confortáveis Quando a mente está inquieta qualquer roupa desconfortável atrapalha o sono. O ideal é dormir com peças as quais não apertem em nada e se adequem ao clima local. Frio intenso ou calor excessivo também atrapalham o sono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gmail x Outlook: Vantagens e Desvantagens

A Google e a Hotmail são as duas maiores empresas de serviços gratuitos da internet e isso é fato consumado. Os avaliadores profissionais e usuários se dividem em quais são os principais atrativos para usar uma conta Hotmail entrare enviar mensagens online ou dar preferência ao Gmail. Cada um possui pontos diferenciais e vale a pena até pensar em ter as duas contas.

Qual o melhor: Gmail ou Outlook?Esta é uma pergunta com uma resposta aberta: depende. Escolher entre a melhor conta de e-mail depende muito do tipo de uso da caixa entrada. Ambos servem para a mesma funcionalidade: enviar e-mail. Os dois enviam anexos e os dois são contas as quais podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

O layout dos dois é bem simples e fácil de usar. O primeiro a chegar no mercado foi o Outlook, a nova versão do conhecido Hotmail que fez muita gente abrir conta rapidamente para usar o querido MSN Messenger. Atualmente os dois possuem bate papo vinculados a sua conta de e-mail, mas o Mes…

Profissões mais promissoras em 2018

Escolher uma profissão ou mudar o rumo da carreira é uma atitude a ser tomada com cautela. Uma má escolha envolve gastos com preparação em sala de aula e tempo perdido com salários não agradáveis. Uma análise do mercado é crucial para saber quais as profissões mais promissoras em 2018. Saiba mais!


Como escolher uma profissão?Muitos fatores devem ser analisados na escolha de um profissão. Uma boa parte dos estudantes do ensino médio avalia apenas sua preferência pelo curso e disciplinas a serem estudadas na graduação. São pontos importantes, mas não únicos a serem levados em consideração. 


Os interessados em profissionalização possuem algumas opções quando se trata de formação. Os cursos técnicos são de curta duração, enquanto as graduações podem levar de quatro a cinco anos. Qual o melhor? Depende da carreira escolhida. Em alguns casos o mercado e a aptidão podem levar a investimentos que não exigem certificação como tatuador, dono de buffet de festas, dentre outras.

Um dos pontos a sere…

7 Alimentos que podem estar matando você

A medicina e os pesquisadores concordam em um ponto importante: a alimentação é a grande chave para a longevidade. A dieta regrada e natural é a grande responsável por um quadro de saúde estável e em muitos casos na melhoria de uma condição clínica. E ter escolher melhores na alimentação é crucial, por isso atenção porque alguns alimentos podem estar matando você.


Nem tudo o que você come é bomMuitos conhecem a frase "você é o que você come". A afirmação que já caiu no gosto popular é uma referência à importância da alimentação como fonte de nutrientes, qualidade de vida e em muitos casos melhoria do humor.
A alimentação também é um grande problema para jovens e adultos. É a principal causa da obesidade. Mais de 30% da população mundial é obesa segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Também é responsável por quadros clínicas sérios. Sabe aquela gripe que nunca vai embora ou dores de cabeça constante? As causas podem ser a alimentação.

Nem tudo presente na dieta do dia a …