Pular para o conteúdo principal

Quem pode entrar no sistema de cotas?

O sistema de cotas para ingresso em instituição de ensino não é uma criação brasileira mas é usada nas inscrições ENEM 2018. Ele existe em outros países. Um dos que mais utiliza há mais de uma década é os Estados Unidos. A proposta é privilegiar grupos considerados excluídos socialmente ao longo da história. Saiba mais!


Qual a finalidade do sistema de cotas?

Para compreender como as cotas funcionam é preciso entender porque elas foram criadas e qual a causa de serem usadas em processos seletivos como o Enem, por exemplo. Acredita-se que em alguns países, por mais igualitário que seja o ensino, diferentes grupos sociais possuem oportunidades diferenciadas.




Infelizmente o acesso ao estudo de nível superior, concursos públicos e outros tipos de processos seletivos valorizam quem tira a maior nota. Contudo, a maior nota obtida não apenas por quem estudou mais, mas quem teve acesso ao melhor material didático o melhor qualidade de ensino. E isso sabemos que nem todos possuem da mesma forma.

A finalidade do sistema de cotas é igualar as oportunidades de todos os alunos para conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior ou entrar em um cargo público. Pelo menos esta suas duas utilidades no Brasil onde elas são usadas.

Os tipos de cotas no Brasil

Os tipos de cotas no Brasil foram criados pensando nos grupos sociais os quais mais sofreram diferenciação ao longo da história e não conseguem competir por vagas com igualdade. São fruto de estudos do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e outros órgãos. São eles:

Para negros -  Ao longo da curta história do Brasil como um país os negros saíram de escravos para marginalizados sociais. Em sua maioria as pessoas com a cor da pele escura formam um grande percentual da massa pobre do país. Por razões semelhantes nos Estados Unidos também a cota para negros no ingresso no ensino superior.

Para índios - Os indígenas em sua maioria estudam nas reservas e com qualidade de ensino muito inferior a um estudante de instituição particular. Não poderiam competir com igualdade quando até mesmo o seu material didático não é tão rico em formação. Em muitos casos os estudantes indígenas não possuem ao menos acesso à Internet. Para estudantes que completaram o ensino médio em escola pública -  não deveria ser assim mas o ensino médio de uma escola pública não vou ser a mesma qualidade de uma instituição privada. Greves e outros percalços como atrasos no material fazem o estudante entrar em desvantagem nas inscrições ENEM 2018.

Para estudantes membros de família de baixa renda - Ter pouco dinheiro no bolso não significa não conseguir estudar. Mas o Ministério da Educação leva em consideração outros fatores das famílias com renda de até dois salários mínimos que podem tornar muito difícil o dia a dia do estudante na escola. Muitos filhos na condição de baixa renda faltam às aulas por não terem transporte. Outros precisam trabalhar para ajudar a complementar a renda da casa, o que auxilia a diminuir ainda mais a qualidade do aprendizado.

Comentários


  1. I love reading a post that can make men and women think. Also, thanks for permitting me to comment! craigslist rochester ny

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gmail x Outlook: Vantagens e Desvantagens

A Google e a Hotmail são as duas maiores empresas de serviços gratuitos da internet e isso é fato consumado. Os avaliadores profissionais e usuários se dividem em quais são os principais atrativos para usar uma conta Hotmail entrare enviar mensagens online ou dar preferência ao Gmail. Cada um possui pontos diferenciais e vale a pena até pensar em ter as duas contas.

Qual o melhor: Gmail ou Outlook?Esta é uma pergunta com uma resposta aberta: depende. Escolher entre a melhor conta de e-mail depende muito do tipo de uso da caixa entrada. Ambos servem para a mesma funcionalidade: enviar e-mail. Os dois enviam anexos e os dois são contas as quais podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

O layout dos dois é bem simples e fácil de usar. O primeiro a chegar no mercado foi o Outlook, a nova versão do conhecido Hotmail que fez muita gente abrir conta rapidamente para usar o querido MSN Messenger. Atualmente os dois possuem bate papo vinculados a sua conta de e-mail, mas o Mes…

Profissões mais promissoras em 2018

Escolher uma profissão ou mudar o rumo da carreira é uma atitude a ser tomada com cautela. Uma má escolha envolve gastos com preparação em sala de aula e tempo perdido com salários não agradáveis. Uma análise do mercado é crucial para saber quais as profissões mais promissoras em 2018. Saiba mais!


Como escolher uma profissão?Muitos fatores devem ser analisados na escolha de um profissão. Uma boa parte dos estudantes do ensino médio avalia apenas sua preferência pelo curso e disciplinas a serem estudadas na graduação. São pontos importantes, mas não únicos a serem levados em consideração. 


Os interessados em profissionalização possuem algumas opções quando se trata de formação. Os cursos técnicos são de curta duração, enquanto as graduações podem levar de quatro a cinco anos. Qual o melhor? Depende da carreira escolhida. Em alguns casos o mercado e a aptidão podem levar a investimentos que não exigem certificação como tatuador, dono de buffet de festas, dentre outras.

Um dos pontos a sere…

7 Alimentos que podem estar matando você

A medicina e os pesquisadores concordam em um ponto importante: a alimentação é a grande chave para a longevidade. A dieta regrada e natural é a grande responsável por um quadro de saúde estável e em muitos casos na melhoria de uma condição clínica. E ter escolher melhores na alimentação é crucial, por isso atenção porque alguns alimentos podem estar matando você.


Nem tudo o que você come é bomMuitos conhecem a frase "você é o que você come". A afirmação que já caiu no gosto popular é uma referência à importância da alimentação como fonte de nutrientes, qualidade de vida e em muitos casos melhoria do humor.
A alimentação também é um grande problema para jovens e adultos. É a principal causa da obesidade. Mais de 30% da população mundial é obesa segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Também é responsável por quadros clínicas sérios. Sabe aquela gripe que nunca vai embora ou dores de cabeça constante? As causas podem ser a alimentação.

Nem tudo presente na dieta do dia a …