Pular para o conteúdo principal

Informe-se Sobre a Habilitação Grátis RS

A Carteira Nacional de Habilitação(CNH) é um documento crucial para quem quer dirigir para si mesmo ou comercialmente. Não se pode dirigir ou pilotar um veículo sem ele, mas também é preciso pagar para tê-lo. No Rio Grande do Sul é possível obter a CNH gratuitamente. Para saber mais sobre habilitação grátis no RS leia a seguir. 


Como funciona a CNH popular no RS?

O Detran RS oferece a quem não pode pagar por seu documento para dirigir a CNH popular. Ela é gratuita e apenas para alguns selecionados através de um sistema eletrônico. 


A CNH popular é um projeto vigente em vários estados brasileiros. Duas vezes por ano ou mais o Detran abre inscrições para interessados em se habilitar. A seleção é feita através de sistema eletrônico com informações dos candidatos. O programa atende quem está na busca pela primeira habilitação ou mudar de categoria. 

Os pré requisitos são:
  • Ser maior de 18 anos;
  • Morar no Rio Grande do Sul por no mínimo dois anos;
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou estar desempregado por ao menos dois anos;
  • Ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
As vagas são sempre para baixa renda com reserva de 15% para negros e 50% para mulheres as quais desejam mudar de categoria. 

Como conseguir uma CNH gratuita no RS

Para conseguir uma habilitação de graça no Rio Grande do Sul é necessário ficar atento ao período de inscrições. As vagas são abertas ao menos três vezes no ano e o cadastro é realizado eletronicamente no próprio site oficial. 

A página está sempre disponível, mas com link para clicar apenas com as inscrições abertas. É preciso informar todos os dados pessoais e voltar ao site para saber se foi aprovado. Pode se inscrever mais vezes se não conseguir de primeira sem problemas.

Como tirar uma habilitação no Brasil

Sendo uma CNH popular ou não o processo para obter uma habilitação é o mesmo em todos os estados brasileiros. O primeiro passo fazer os exames médicos de visão e psicotécnico para saber se você é capaz de dirigir. Aprovado, é só começar com as aulas teóricas, cobrindo todo o conteúdo básico sobre legislação de trânsito, mecânica e infrações. 

Aulas teóricas finalizadas é o momento de partir para a prova teórica. Ela é realizada no Detran sede de cada estado em um computador. O acerto mínimo a se obter para ser aprovado é de 60% da prova ou ela precisa ser refeita pagando uma nova taxa.



Aprovação na teórica vem a prova prática. Para se preparar para ela o futuro motorista terá aula com instrutores habilitados do Detran dentro de um pátio programado ou na rua, tanto de dia como de noite. Aprenderá a colocar em prática a teoria sobre sinalização de trânsito, fazer baliza e garagem e outros pontos importantes. A prova é realizada no pátio. 

ser aprovado nos dois testes o aluno ganha uma habilitação temporária com validade de um ano. Não pode cometer nenhuma infração grave e deve solicitar a mudança para uma habilitação permanente em até 30 dias após finalizar 12 meses. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gmail x Outlook: Vantagens e Desvantagens

A Google e a Hotmail são as duas maiores empresas de serviços gratuitos da internet e isso é fato consumado. Os avaliadores profissionais e usuários se dividem em quais são os principais atrativos para usar uma conta Hotmail entrare enviar mensagens online ou dar preferência ao Gmail. Cada um possui pontos diferenciais e vale a pena até pensar em ter as duas contas.

Qual o melhor: Gmail ou Outlook?Esta é uma pergunta com uma resposta aberta: depende. Escolher entre a melhor conta de e-mail depende muito do tipo de uso da caixa entrada. Ambos servem para a mesma funcionalidade: enviar e-mail. Os dois enviam anexos e os dois são contas as quais podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

O layout dos dois é bem simples e fácil de usar. O primeiro a chegar no mercado foi o Outlook, a nova versão do conhecido Hotmail que fez muita gente abrir conta rapidamente para usar o querido MSN Messenger. Atualmente os dois possuem bate papo vinculados a sua conta de e-mail, mas o Mes…

Quem pode entrar no sistema de cotas?

O sistema de cotas para ingresso em instituição de ensino não é uma criação brasileira mas é usada nas inscrições ENEM 2018. Ele existe em outros países. Um dos que mais utiliza há mais de uma década é os Estados Unidos. A proposta é privilegiar grupos considerados excluídos socialmente ao longo da história. Saiba mais!


Qual a finalidade do sistema de cotas?Para compreender como as cotas funcionam é preciso entender porque elas foram criadas e qual a causa de serem usadas em processos seletivos como o Enem, por exemplo. Acredita-se que em alguns países, por mais igualitário que seja o ensino, diferentes grupos sociais possuem oportunidades diferenciadas.




Infelizmente o acesso ao estudo de nível superior, concursos públicos e outros tipos de processos seletivos valorizam quem tira a maior nota. Contudo, a maior nota obtida não apenas por quem estudou mais, mas quem teve acesso ao melhor material didático o melhor qualidade de ensino. E isso sabemos que nem todos possuem da mesma forma.

A …