Pular para o conteúdo principal

7 vantagens de procurar um contador para a declaração do Imposto de Renda

Todo ano é sempre a mesma coisa: quando a Receita Federal divulga o período para a entrega da declaração do Imposto de Renda muitos contribuintes brasileiros se enchem de dúvidas, como por exemplo, quais bens devem declarar à Receita ou como preencher aos dados de forma correta.

Desde as declarações mais complexas, com muitos bens e dependentes, até as mais simples, com poucas informações, é preciso ter bastante atenção aos detalhes que não são tão conhecidos pelos contribuintes.



É preciso compreender todos os detalhes da declaração, da restituição e da tabela do IR para não correr riscos. Confira aqui: irpf2019receita.com.br/irpf-2019/.

E é por falta de conhecimento ou de atenção que algumas pessoas acabam caindo na temida ‘malha fina’.

Por isso, muitas pessoas recorrem a um profissional que possui experiência e entende muito sobre os detalhes do leão: o contador. Ao contratar esse profissional o contribuinte conquista muitas vantagens que minimiza o risco de bloqueio do Imposto de Renda. Penando nisso, separamos 7 vantagens em contratar um contador para não cair na boca do leão. Confira:

Esclarece as dúvidas

Normalmente, quando o contribuinte aliena ou adquire novos bens durante o ano, geram mais dúvidas. O contador pode esclarecer todos os questionamentos, como por exemplo, em casos de resgate de aplicações no mercado financeiro ou em fundos de previdência. A experiência do profissional pode ser fundamental para evitar os riscos.

Evita os riscos da malha fina

Quando o contribuinte realiza a declaração sem as orientações do contador corre um risco maior de cair na malha fina da Receita Federal, pois muitos não conhecem todas as regras e pode se prejudicar somente por causa de um detalhe.

Segurança

Com o auxílio de um profissional, o contribuinte garante mais segurança na hora de realizar a declaração, pois as suas escolhas podem impactar o valor a pagar ou que tem direito a restituir do fisco. Portanto, o contador orienta qual o melhor modelo de declaração ou qual a situação é melhor: apresentar a declaração dos cônjuges e dependentes, em conjunto ou separado.

Conhecimento de termos técnicos

Para fazer a declaração à Receita Federal é preciso compreender os termos técnicos, pois dessa forma evita os riscos da malha fina. No entanto, a maioria dos contribuintes não conhecem esses termos e o contador é o profissional adequado para realizar a leitura desses termos.

Saber quais bens declarar

Caso a declaração for mais complexa, o contador pode auxiliar o contribuinte indicando qual melhor maneira de declarar os bens, como por exemplo imóveis e carros, dados de contas bancárias , consórcios, entre outros.

Saber quem são seus dependentes

Uma das principais formas legais de reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição é incluir dependentes na declaração do Imposto de Renda, mas para isso é preciso saber quem pode ser seu dependente e quais condições para isso. O contador analisa a melhor maneira de incluir pessoas como os pais, avós, bisavós e até os sogros.

Resolve toda burocracia

A declaração do IR exige muitos detalhes e o auxílio de um profissional de contabilidade é fundamental para resolver a parte burocrática do fisco. No entanto, é importante lembrar que a veracidade dos dados informados não é de responsabilidade o contador, e sim do contribuinte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gmail x Outlook: Vantagens e Desvantagens

A Google e a Hotmail são as duas maiores empresas de serviços gratuitos da internet e isso é fato consumado. Os avaliadores profissionais e usuários se dividem em quais são os principais atrativos para usar uma conta Hotmail entrare enviar mensagens online ou dar preferência ao Gmail. Cada um possui pontos diferenciais e vale a pena até pensar em ter as duas contas.

Qual o melhor: Gmail ou Outlook?Esta é uma pergunta com uma resposta aberta: depende. Escolher entre a melhor conta de e-mail depende muito do tipo de uso da caixa entrada. Ambos servem para a mesma funcionalidade: enviar e-mail. Os dois enviam anexos e os dois são contas as quais podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

O layout dos dois é bem simples e fácil de usar. O primeiro a chegar no mercado foi o Outlook, a nova versão do conhecido Hotmail que fez muita gente abrir conta rapidamente para usar o querido MSN Messenger. Atualmente os dois possuem bate papo vinculados a sua conta de e-mail, mas o Mes…

Quem pode entrar no sistema de cotas?

O sistema de cotas para ingresso em instituição de ensino não é uma criação brasileira mas é usada nas inscrições ENEM 2018. Ele existe em outros países. Um dos que mais utiliza há mais de uma década é os Estados Unidos. A proposta é privilegiar grupos considerados excluídos socialmente ao longo da história. Saiba mais!


Qual a finalidade do sistema de cotas?Para compreender como as cotas funcionam é preciso entender porque elas foram criadas e qual a causa de serem usadas em processos seletivos como o Enem, por exemplo. Acredita-se que em alguns países, por mais igualitário que seja o ensino, diferentes grupos sociais possuem oportunidades diferenciadas.




Infelizmente o acesso ao estudo de nível superior, concursos públicos e outros tipos de processos seletivos valorizam quem tira a maior nota. Contudo, a maior nota obtida não apenas por quem estudou mais, mas quem teve acesso ao melhor material didático o melhor qualidade de ensino. E isso sabemos que nem todos possuem da mesma forma.

A …

Informe-se Sobre a Habilitação Grátis RS

A Carteira Nacional de Habilitação(CNH) é um documento crucial para quem quer dirigir para si mesmo ou comercialmente. Não se pode dirigir ou pilotar um veículo sem ele, mas também é preciso pagar para tê-lo. No Rio Grande do Sul é possível obter a CNH gratuitamente. Para saber mais sobre habilitação grátis no RS leia a seguir. 


Como funciona a CNH popular no RS?O Detran RSoferece a quem não pode pagar por seu documento para dirigir a CNH popular. Ela é gratuita e apenas para alguns selecionados através de um sistema eletrônico. 


A CNH popular é um projeto vigente em vários estados brasileiros. Duas vezes por ano ou mais o Detran abre inscrições para interessados em se habilitar. A seleção é feita através de sistema eletrônico com informações dos candidatos. O programa atende quem está na busca pela primeira habilitação ou mudar de categoria. 

Os pré requisitos são:
Ser maior de 18 anos;Morar no Rio Grande do Sul por no mínimo dois anos;Ter renda familiar mensal de até três salários mínim…