Pular para o conteúdo principal

7 vantagens de procurar um contador para a declaração do Imposto de Renda

Todo ano é sempre a mesma coisa: quando a Receita Federal divulga o período para a entrega da declaração do Imposto de Renda muitos contribuintes brasileiros se enchem de dúvidas, como por exemplo, quais bens devem declarar à Receita ou como preencher aos dados de forma correta.

Desde as declarações mais complexas, com muitos bens e dependentes, até as mais simples, com poucas informações, é preciso ter bastante atenção aos detalhes que não são tão conhecidos pelos contribuintes.



É preciso compreender todos os detalhes da declaração, da restituição e da tabela do IR para não correr riscos. Confira aqui: irpf2019receita.com.br/irpf-2019/.

E é por falta de conhecimento ou de atenção que algumas pessoas acabam caindo na temida ‘malha fina’.

Por isso, muitas pessoas recorrem a um profissional que possui experiência e entende muito sobre os detalhes do leão: o contador. Ao contratar esse profissional o contribuinte conquista muitas vantagens que minimiza o risco de bloqueio do Imposto de Renda. Penando nisso, separamos 7 vantagens em contratar um contador para não cair na boca do leão. Confira:

Esclarece as dúvidas

Normalmente, quando o contribuinte aliena ou adquire novos bens durante o ano, geram mais dúvidas. O contador pode esclarecer todos os questionamentos, como por exemplo, em casos de resgate de aplicações no mercado financeiro ou em fundos de previdência. A experiência do profissional pode ser fundamental para evitar os riscos.

Evita os riscos da malha fina

Quando o contribuinte realiza a declaração sem as orientações do contador corre um risco maior de cair na malha fina da Receita Federal, pois muitos não conhecem todas as regras e pode se prejudicar somente por causa de um detalhe.

Segurança

Com o auxílio de um profissional, o contribuinte garante mais segurança na hora de realizar a declaração, pois as suas escolhas podem impactar o valor a pagar ou que tem direito a restituir do fisco. Portanto, o contador orienta qual o melhor modelo de declaração ou qual a situação é melhor: apresentar a declaração dos cônjuges e dependentes, em conjunto ou separado.

Conhecimento de termos técnicos

Para fazer a declaração à Receita Federal é preciso compreender os termos técnicos, pois dessa forma evita os riscos da malha fina. No entanto, a maioria dos contribuintes não conhecem esses termos e o contador é o profissional adequado para realizar a leitura desses termos.

Saber quais bens declarar

Caso a declaração for mais complexa, o contador pode auxiliar o contribuinte indicando qual melhor maneira de declarar os bens, como por exemplo imóveis e carros, dados de contas bancárias , consórcios, entre outros.

Saber quem são seus dependentes

Uma das principais formas legais de reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição é incluir dependentes na declaração do Imposto de Renda, mas para isso é preciso saber quem pode ser seu dependente e quais condições para isso. O contador analisa a melhor maneira de incluir pessoas como os pais, avós, bisavós e até os sogros.

Resolve toda burocracia

A declaração do IR exige muitos detalhes e o auxílio de um profissional de contabilidade é fundamental para resolver a parte burocrática do fisco. No entanto, é importante lembrar que a veracidade dos dados informados não é de responsabilidade o contador, e sim do contribuinte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gmail x Outlook: Vantagens e Desvantagens

A Google e a Hotmail são as duas maiores empresas de serviços gratuitos da internet e isso é fato consumado. Os avaliadores profissionais e usuários se dividem em quais são os principais atrativos para usar uma conta Hotmail entrare enviar mensagens online ou dar preferência ao Gmail. Cada um possui pontos diferenciais e vale a pena até pensar em ter as duas contas.

Qual o melhor: Gmail ou Outlook?Esta é uma pergunta com uma resposta aberta: depende. Escolher entre a melhor conta de e-mail depende muito do tipo de uso da caixa entrada. Ambos servem para a mesma funcionalidade: enviar e-mail. Os dois enviam anexos e os dois são contas as quais podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

O layout dos dois é bem simples e fácil de usar. O primeiro a chegar no mercado foi o Outlook, a nova versão do conhecido Hotmail que fez muita gente abrir conta rapidamente para usar o querido MSN Messenger. Atualmente os dois possuem bate papo vinculados a sua conta de e-mail, mas o Mes…

Quem pode entrar no sistema de cotas?

O sistema de cotas para ingresso em instituição de ensino não é uma criação brasileira mas é usada nas inscrições ENEM 2018. Ele existe em outros países. Um dos que mais utiliza há mais de uma década é os Estados Unidos. A proposta é privilegiar grupos considerados excluídos socialmente ao longo da história. Saiba mais!


Qual a finalidade do sistema de cotas?Para compreender como as cotas funcionam é preciso entender porque elas foram criadas e qual a causa de serem usadas em processos seletivos como o Enem, por exemplo. Acredita-se que em alguns países, por mais igualitário que seja o ensino, diferentes grupos sociais possuem oportunidades diferenciadas.




Infelizmente o acesso ao estudo de nível superior, concursos públicos e outros tipos de processos seletivos valorizam quem tira a maior nota. Contudo, a maior nota obtida não apenas por quem estudou mais, mas quem teve acesso ao melhor material didático o melhor qualidade de ensino. E isso sabemos que nem todos possuem da mesma forma.

A …

Profissões mais promissoras em 2018

Escolher uma profissão ou mudar o rumo da carreira é uma atitude a ser tomada com cautela. Uma má escolha envolve gastos com preparação em sala de aula e tempo perdido com salários não agradáveis. Uma análise do mercado é crucial para saber quais as profissões mais promissoras em 2018. Saiba mais!


Como escolher uma profissão?Muitos fatores devem ser analisados na escolha de um profissão. Uma boa parte dos estudantes do ensino médio avalia apenas sua preferência pelo curso e disciplinas a serem estudadas na graduação. São pontos importantes, mas não únicos a serem levados em consideração. 


Os interessados em profissionalização possuem algumas opções quando se trata de formação. Os cursos técnicos são de curta duração, enquanto as graduações podem levar de quatro a cinco anos. Qual o melhor? Depende da carreira escolhida. Em alguns casos o mercado e a aptidão podem levar a investimentos que não exigem certificação como tatuador, dono de buffet de festas, dentre outras.

Um dos pontos a sere…